Anatomy of a Murder
Music by Duke Ellington
“As técnicas exercitadas por Duke desde os anos 20 estão aqui refinadas. Este álbum conta com o som da banda mais amadurecido do que nunca” – Winton Marsalis
Possivelmente um dos maiores trabalhos na linguagem clássica do jazz feitos para um filme, Anatomy of a Murder (Anatomia de um Crime) é uma espécie de catálogo musical da obra de Duke Ellington.
Toda a obra do compositor, em sua riquíssima variedade, parece estar espelhada ou referenciada em cada uma das faixas, sejam elas composições de maior consistência (harmônica e melódica) ou apenas momentos climáticos (sem a necessidade da repetição tonal). Do compositor de suítes pode-se ouvir as intrincadas construções do tema principal. Do imbatível criador de standarts constam Flirtbird e Happy Anatomy e do melodista romântico a irresistível Grace Valse, com destaque extra para a magnífica Haupé com a performance mais que perfeita (como de hábito) do saxofonista Johnny Hodges. Passagens incomuns como o destaque ao violino em Low Key Lightly e a delicadeza de Sunswept Sunday são incatalogáveis seja como jazz ou até como trilha sonora. São simplesmente música. O clima noturno de Midnight Indigo, por exemplo, é uma raridade na tradição jazzística por sua abstração e inclusão de celesta. A edição expandida tem faixas anteriormente não disponíveis além de faixas bônus com as sessões de ensaios.
É quase um consenso o fato de a trilha, riquíssima em idéias e possibilidades sonoras ter sido mal aproveitada no filme, e sua escuta independente do drama de Otto Preminger a destaca automaticamente como um das inventivas obras do jazz feitas para o cinema.

Anatomy of a Murder 1959
Duke Ellington
76 min
Columbia Legacy
Jazz plus
10
em



