Blade Runner
Music by Vangelis
“O que mais me interessava neste filme era mais a atmosfera geral do que temas distintos. O aspecto visual desse filme é único e foi isso que eu tentei intensificar o máximo que pude” - Vangelis
Se Vangelis fosse um personagem cinematográfico, seria um herói de faroeste: ele nunca erra. Em seguida a bem sucedida trilha de Chariots of Fire (1981), o compositor surpreendeu com a excelente música de Blade Runner (1982). Trabalho certamente entre seus melhores além de ter se destacado no amadurecimento da eletrônica como suporte musical a um filme.
Poucas trilhas sonoras em música eletrônica exploraram tanto as possibilidades de seus meios quanto Blade Runner. De atmosfera quase mística em seu efeito contemplativo, a trilha do memorável cult de Ridley Scott marcou época assim como o filme. Na profusão de atmosferas musicais proporcionadas pela eletrônica a trilha passa pela sensualidade de Rachel´s Theme, pelo balanço pop de Wait For Me e Blush Response e o techno-blues em Blade Runner Blues, que é um dos momentos mais memoráveis da trilha e do filme – a morte de Zora (Joanna Cassidy) nas vitrines de lojas. O célebre Love Theme e seu sax jazzístico, que já virou piada como clichê sexy, clichê brega ou spot de rádio, ainda resiste como um dos grandes temas românticos do compositor. Assim como a evocativa Memories of Green (do álbum See You Later, 1980), uma das mais belas peças já compostas por Vangelis. Completa a edição as faixas Tales of the Future com atuação do cantor Demis Roussos – parceiro de Vangelis nos tempos do grupo Aphrodite’s Child – e a potente marcha End Titles, tão famosa e emblemática de Blade Runner como o Love Theme. A Warner lançaria ainda uma edição expandida dupla.

Blade Runner 1982
Vangelis
57 min
Warner Records
Tudo
10
em