top of page
Dawn of Dead

Music by Goblin

 

 

 

 

 

Dando sequência ao clássico independente Night of the Living Dead, George Romero contou com uma produção mais consistente para Dawn of Dead (Despertar dos Mortos – Zombi no mercado europeu).

Composto pelo grupo Goblin no melhor momento de sua carreira, muito do que foi feito pioneiramente em Dawn of Dead inspirou inúmeras trilhas de filmes de horror europeus. Aqui o grupo já empregava (de forma equilibrada) os efeitos rítmico/eletrônicos que dominariam a música popular na virada dos anos 80 (technopop). A trilha, se não é o melhor trabalho do Goblin, é ao menos o mais variado musicalmente. O imediato interesse recai sobre as pesadas e soturnas marchas de andamento lento (em passo de morto-vivo). L´Alba Dei Morti Viventi é o tema principal (a chegada dos refugiados ao shopping) e Oblio é outro destaque nessa mesma linha musical. Temas mais voltados a ritmos de rock (ou techno-rock) dão o tom de urgência para sequencias de ação como Zombi e Zaratozom. O tema La Caccia e a claustrofobia de Al Margini Della Folia, são as músicas mais imediatamente reconhecíveis (usado nas sequencias de fuga e confronto com os mortos vivos dentro do shopping).

A edição inclui ainda os temas source, ouvidos nas lojas e dependências do shopping como o pop-retô de Zombi Supermarket, o ritmo afro de Safari (a loja de armas) e a comicidade do foxtrot de Torta in Faccia (os motoqueiros atacando os zumbis). A reedição da Cinevox inclui até uma inesperada faixa de jazz com um sensual solo de saxofone. Uma vez confinados no interior do shopping, a música pop comercial seria a única alternativa sonora dos personagens e a trilha ironicamente “condena” o ouvinte a temas easy listening. "Música de shopping center" no conceito da época.

 

Dawn of Dead/Zombi  1978

Goblin

51 min

Cinevox Records

Techno-rock

10

em

Dawn of Dead - sound clips
00:0000:00
bottom of page