Fantastic Voyage
Music by Leonard Rosenman
Leonard Rosenman foi um dos modernizadores da música no cinema americano por sua incorporação de elementos da música de vanguarda e moderna.
Assumidamente atonal, a música de Fantastic Voyage (Viagem Fantástica) foi de vital importância para a personalidade da clássica ficção-científica de Richard Fleischer. A própria abordagem na sonorização da película foi original: os 20 primeiros minutos de filme não têm acompanhamento musical, apenas alguns efeitos nos créditos de abertura. A música se inicia após a miniaturização dos cientistas e a injeção do submarino Proteus no corpo humano. Rosenman então apresenta o tema principal com a adequada atmosfera de deslumbramento e descoberta. Característica que se mantém presente em toda a trilha. A música sugere genialmente amplos espaços com sons “distantes” de grupos instrumentais ao mesmo tempo em que cria confinamento no som nasal dos instrumentos de sopro.
“A trilha é bastante ativa e com muitas vozes em contraponto. Isso ocorre devido à constante presença de seres vivendo no sangue humano, além de cenas em pulmões, coração, veias...” - L. Rosenman
Momentos de suspense como The Chart e Pulmonary Artery criam locais musicais realmente nunca antes visitados e trechos de ação como Cora Trapped e Get the Laser, desorientam a audição em blocos antagônicos com “vontade própria”. É simplesmente uma das trilhas mais originais já criadas para um filme. O CD do selo Film Score Monthly é a primeira edição desse trabalho, anteriormente nunca disponível nem em vinil. A edição ainda inclui a vinheta de abertura do filme, composta dos efeitos sonoros do estoque da 20th Century Fox e que foram exaustivamente usados em séries de TV como Perdidos no Espaço e Túnel do Tempo, o que dá um toque curiosamente nostálgico a uma edição contendo material sinfônico tão avançado.

Modernismo
sinfônico
10
em