
The Lion in Winter 1968
John Barry
36 min.
Legacy/Columbia
The Lion in Winter
Music by John Barry
Notável drama de época escrito por James Goldman, The Lion in Winter (1968) teve uma das melhores trilhas compostas por John Barry.
Abrindo com sua famosa marcha, com metais e canto em latim, Main Title dá o tom medieval imediatamente. Mas o peso dramático nunca acontece pela instrumentação ou o excesso sonoro. Os cantos polifônicos também não são tão presentes quando poderiam. Diz o compositor que “a influência da igreja era um fator determinante nessa época e a música diz isso aqui de forma subliminar”. Barry então preferiu a sonorização mais econômica. Mesmo nos momentos de maior peso dramático como em How Beautiful You Make Me ou To the Chapel se nota o cuidado em não carregar na instrumentação e manter a coerência do volume sonoro. Anthony Harvey, o diretor, era mais inclinado a usar uma trilha repleta de corais, como lembra Barry no encarte, mas o compositor sabiamente optou pela escrita mais do que pelo volume de som. A música é solene e dramaticamente opressiva por suas linhas e andamentos e nunca por imposição sonora. A dramaticidade é mais introvertida do que declarada. Os grandes momentos são justamente as passagens mais delicadas como luminosos madrigais como Allons Gai Gai Gai e Eya Eya Nova Gaudia. Além dos corais gregorianos em diversas passagens e principalmente nas interpretações cristalinas e transcendentes de Eleanor’s Arrival e The Herb Garden. Barry revê todas essas virtudes no encerramento solene em We’re Jungle Creatures. Devido a notória associação de Barry com a série James Bond, a trilha foi recebida com surpresa e entusiasmo em sua época abrindo caminho para uma quantidade considerável de trilhas para dramas de época.
Para um compositor atuando há tantos anos e com frequente qualidade é sempre duvidoso utilizar adjetivos absolutos, mas se The Lion in Winter não for a melhor trilha de John Barry é difícil imaginar outra para o posto.
10
Drama
Idade Média
em