top of page
Macbeth

Music by Third Ear Band

 

 

 

 

 

 

Todos os adjetivos de virtude alternativa cabem à música de Macbeth (1971) feita pelo grupo Third Ear Band. Cult, experimental, underground, alternativo, antológico, enfim é um trabalho único no campo das trilhas sonoras. Embalou o clima depressivo do filme de Roman Polanski de forma perfeita. 

Macbeth (Macbeth, 1971) foi um dos trabalhos mais intensos e marcantes do diretor. Foi seu primeiro filme depois do crime que vitimou Sharon Tate e o filme acabou visto como um desabafo sangrento de total descrença no homem. A estética pesada e insana que caracteriza o filme é acentuado ainda mais nas peças experimentais do grupo Third Ear Band. De forma muito original o grupo faz uma mistura incomum de música medieval com ingredientes modernos. As polifonias de sopros em Inverness e Macbeth Returns trazem a evidente referência medieval, mas excluída de toda a possível visão romantizada e idealizada desse período. Instrumentos elétricos em alguns momentos e até eletrônica (como em Duncan’s Arrival) fazem a conexão com a contemporaneidade. Na visita de Macbeth ao covil das bruxas, por exemplo, a faixa The Cauldron, soma acústico, elétrico e eletrônico. Faixas como Dagger and Death e Ambush beiram a abstração por sua indefinição musical e climática. Momentos melódicos mais familiares insinuam-se em Lady Macbeth e na bela peça vocal Fleance. Ainda assim a experimentação geral tende a dissonâncias e distorções como uma macabra caricatura musical. A associação com a atmosfera visual do filme é muito forte e a trilha soa constantemente absorta em loucura. Hipnótica, rodopiante, delirante.

Fazendo parte de um mini-ciclo de filmes (junto a The Devils, The Last Valley e outros) que reviu a idade média de forma menos romantizada, Macbeth foi uma experiência rara como cinema, tanto por sua integridade brutal como musical.

 

 

Macbeth 1971

Third Ear Band

43 min

BGO Records

Experimental

Mórbido

10

em

Macbeth - sound clips
00:0000:00
bottom of page