Phenomena
Music by Claudio Simonetti, Fabio Pignatelli
Bom representante da fase techno na carreira do grupo Goblin, a música de Phenomena na verdade é composta pelo tecladista Claudio Simonetti e o baixista Fabio Pignatelli. A trilha completa incluía temas de outros compositores e até faixas de heavy metal. Nunca foi editada integralmente justamente por seu caráter de coletânea.
A edição aqui em destaque (do selo Cinevox) traz os temas de Simonetti/Pignatelli e suas variações. O filme é um dos bons momentos de revisão que o diretor Dario Argento fez de sua própria obra. A reciclagem da reciclagem na genial proposta estética do diretor.
Bastante característica do techno-pop do período, Phenomena tem nos ritmos sintéticos de Sleepwalking (os transes de Jennifer Connely) seu momento mais marcante para o filme. A faixa tema, Phenomena, com vocalização lírica entre ritmos sintéticos, é um notável techno-gótico. Assim como as alucinadas evoluções vocais de The Wind. E a faixa Jennifer’s Friends tem o sabor típico das aberturas de telejornais do período. Um trabalho médio na carreira dos músicos (ou do Goblin), mas ainda assim um bom exemplar em um período de poucos destaques nas trilhas de cinema.

Techno
Anos 80
10
em