Solaris
Stalker
The Mirror
Music by Edward Artemiev
Originalmente editado pelo selo russo Eletroshock Records o CD Tarkovski by Artemiev teve relançamento pela francesa Milan Records e inclui musicas de Solaris, The Mirror e Stalker.
Solaris é provavelmente a primeira grande trilha sonora composta por meios eletrônicos para o cinema. É um caso raro de trilha sonora que serviu muito ao filme e teve uma dimensão ainda maior separada dele. A personalidade distinta de cada uma das seis faixas (em um total de 46 minutos) é de uma força assombrosa em sua capacidade de envolver sensorialmente o ouvinte. Da amplitude abstrata de Dream ao mistério de Winter, a música de Solaris escapa a definições e ainda inclui trechos de embasamento rítmico (em Station e Ocean) que seriam precursores do que grupos de rock eletrônico fariam no decorrer dos anos 70. A hipnótica Ocean também é antecedente do som que consagraria grupos como o Tangerine Dream ou Klaus Schulze. Em The Earth a abstração eletrônica se encontra com a tradição barroca (sobre peça para órgão, original de J. S. Bach). Com seu efeito hipnótico e intangível mistério, perfeitos à suspensão temporal do cinema de Andrei Tarkovski, Solaris se inclui facilmente entre as mais fascinantes trilhas jamais compostas para o cinema.
Menos “astrais” do que em Solaris, as músicas de Stalker (1979) trazem referência folk nas simulações de cordas acústicas como no belo tema de abertura. O sabor medieval das cordas dedilhadas e flautas sugere um curioso clima nostálgico para ambientar a sociedade futurista e supostamente devastada do filme. A bela Meditation (com sua introspecção oriental) é um dos grandes momentos da trilha. A edição também inclui uma faixa com a música espectral e assustadora de The Mirror. E traz também a peça Dedication to Andrei Tarkovski, homenagem de Artemiev à linha majestosa e misteriosa que caracterizou a imprescindível obra de um dos maiores diretores do cinema.

Eletrônico
de raiz
10
em