top of page
Sweet Sweetback Baadass Song
Don´t Play Us Cheap

Music by Melvin Van Peebles

 

 

 

 

 

“Dedicated to all the Brothers and Sisters who had enough of the Man”

 

Divisor de águas e propulsor do cinema negro norte americano, Sweet Sweetback Baadasss Song (1971) foi um marco contestador cuja produção, distribuição e divulgação confrontou o poder instituído da indústria do cinema.

Quase como regra no cinema independente, Van Peebles, escreveu, produziu, dirigiu, protagonizou e compôs sua trilha sonora. E a música, além de muito presente em Sweetback, é também parte constituinte de sua estrutura. Dissonâncias e frases concorrentes, além de diálogos e sonoplastia (as constantes sirenes de polícia perseguindo Sweetback) entre muitos números e discursos gospel, compõem a trilha em sobreposições caóticas. A base principal da trilha é uma potente linha de contrabaixo sobre a qual são desenvolvidas diversas passagens. Algumas aleatoriamente, outras com mais consistência musical (como Hoppin’ John), mas Van Peebles foge do convencional, como o protagonista foge da polícia.

 

“Come on feet, do your thing. We know the whities game”

 

O grupo Earth Wind and Fire participa nos instrumentais dinâmicos com destaque à simpatia jazz-pop de Sweetback’s Theme, Mojo Woman e Come on Feet Do Your Thing. Com sua urgência aflitiva a trilha não foi feita exatamente para agradar e sim para integrar o “filme manifesto” de Van Peebles com o vigor que sua época pedia. Segundo o diretor, Hollywood nunca havia feito um “filme negro”. O que faziam era uma fantasia branca sobre o que as audiências negras supostamente gostariam de ver. Vivendo na França no final dos anos 60, Van Peebles fez traduções da revista MAD para o francês. Ele lembra a sessão “Cenas que Gostaríamos de Ver” quando comenta sobre Sweetback. “Fiz um filme com cenas que eu gostaria de ver e nunca tive a chance”.

A edição em CD duplo do selo Fantasy intitulada The Melvin Van Peebles Collection também traz a trilha da comédia musical teatral Don’t Play Us Cheap (1972). Trabalho que passa por diversas ramificações musicais. Inclui números vocais doo-woop, blues instrumental, jazz tradicional, gospel, rhythm´n´blues, soul-jazz elétrico, e grandes momentos satíricos em um trabalho rico e incrivelmente abrangente da música negra norte americana.

 

 

Sweet Sweatback Baadass Song 1971

Curtis Mayfield

40 min

Don´t Play Us Cheap 1972

75 min

Stax Records

Ovelha Negra

10

em

Sweet Sweetback Baadass - sound clips
00:0000:00
Don´t Play Us Cheap - sound clips
00:0000:00
bottom of page