top of page
Le Locataire / Tess

Music by Phillipe Sarde

 

 

 

 

 

“O Inquilino está repleto de temas importantes a Polanski: perseguição, paranoia, maldade, verdades ambíguas. A identificação era tal que ele próprio acabou fazendo personagem central”  – P.Sarde

 

Com o drama/horror Le Locataire (O Inquilino, 1976) Phillipe Sarde tornou-se uma espécie de herdeiro do falecido Kristopher Komeda. Isso não somente pela parceria com Polansky que se estenderia a outros filmes, mas também pela eficiência em uma música difícil, que por vezes beira o bizarro. Estranhamente “desconfiada”, nos ritmos de direção incerta, e com performances “na ponta dos pés”, a música de Le Locataire é um impressionante sussurro musical que fascina, assusta, incomoda. Com uso de violas e violoncelos nas texturas de fundo (“sem violinos para escapar ao lirismo”, diz o compositor), Sarde dá voz à fragilidade emocional do protagonista através de retraídos solos de clarinete, e o som de marimba de vidro e harmônica de vidro (glass harmonica) ouvidos em Trelkovsky e Solitude. Instrumentos de vidro não foram incluídos por acaso, uma vez que janelas e superfícies de vidro estão muito presentes no destino do protagonista.

 

“Uma vez, quando almçavamos juntos, Polanski molhou o dedo em seu copo d´agua e começou a esfregar a borda tentando fazer som. Eu não disse nada, mas foi um detalhe importante que me colocou na direção certa para compor a musica” - P. Sarde

 

O calculado tom tragicômico da trilha, acaba cedendo a climas do mais puro horror em Conspiration, uma macabra conjuração instrumental (para cordas) que sela o trágico desfecho de um dos mais angustiantes (e também um dos mais sensíveis) filmes do diretor.

A edição da série Ecoutez Le Cinema também traz a música de Tess (1979), drama de época também dirigido por Roman Polansky. Da mesma forma que em O Inquilino, Tess destacou-se como um dos trabalhos mais marcantes de Philippe Sarde em sua beleza trágica evidenciada logo no tema principal. A leveza instrumental quase barroca marca o trabalho como um todo e entre joviais e despreocupados bailados campestres, o tema Tess insere-se como uma sombra sonora em um contraponto amargo. Os opostos emocionais (alegria/tragédia, determinação/resignação) que são exemplarmente citados na música, parecem se confrontar em eterno empate, sem nunca um prevalecer sobre o outro. Com emotividade e refinamento invejáveis, a trilha de Tess consagrou Philippe Sarde como um dos mais importantes compositores do moderno cinema francês. As duas trilhas estão editadas em um único CD da série Ecoutez Le Cinema lançada pela Universal, e dedicada à memória musical do cinema francês. Como nas demais edições, o CD é acompanhado de um encarte bastante informativo e excelente acabamento gráfico.

Le Locataire  1976

Tess   1979

Phillipe Sarde

58 min

Universal France

Refinamento Suspense

10

em

Le Locataire - sound clips
00:0000:00
Tess - sound clips
00:0000:00
bottom of page