Alien 3
Music by Elliot Goldenthal
Impressionante em sua postura francamente alienígena, a música de Alien 3 assumiu a abordagem musical menos melódica e mais climática das trilhas modernas.
Sorrateira e sombria a trilha é um dos maiores exemplos de como a música é determinante para a personalidade de uma película. Orientando-se pelo que Jerry Goldsmith fizera para Alien (1979), Goldenthal criou uma paisagem sonora de tamanha estranheza que desorienta constantemente entre formas musicais familiares e outras incomuns.
Os cantos líricos que abrem a trilha em Agnus Dei definem o ambiente sonoro do trabalho com seu tom de liturgia macabra. E a trilha segue alternando silêncios reclusos a assaltos sonoros. A adaptação da linguagem clássica impressiona, como nos fluentes andamentos de cordas em Explosion and Aftermath, e em The Entrapment na qual as cordas desenham linhas descendentes em fugas barrocas. As performances e emissões sonoras beiram o grotesco (genialmente grotesco) em diversas passagens. Entre sopros guturais, gritos e grunhidos, o compositor não economizou em sutileza (Lullaby Elegy) ou agressão sonora (Death Dance) em um resultado musical digno de um pesadelo. Considerando que o filme adota modelos de suspense e padrões narrativos, a trilha é muito mais assustadora quando separada da película.

Alien 3 1992
Elliot Goldenthal
50 min
MCA Records
Orquestra
alienígena
10
em