Bandolero
Music by Jerry Goldsmith
Faroeste sem maiores pretensões estrelado por Dean Martin, Rachel Welch e James Stewart, Bandolero (O Preço de Um Covarde, 1968) teve trilha bastante influenciada pelos spaguetti-westerns.
Foi possivelmente o primeiro western americano a assumir as invenções sonoras dos faroestes italianos em sua música e é um dos melhores momentos de Jerry Goldsmith nesse gênero. Só o tema principal com linha de baixo elétrico, assobio e marcação do infalível berimbau-de-boca, já vale a escuta. Across the River é imediatamente reconhecível como ícone musical de trilha sonora, tal a sua imediata eficiência climática. E a trilha segue pelos extremos, alternando momentos de tensão e passagens de leveza. A inevitável referência mexicana é ouvida nas românticas The Baith e Dee’s Proposal, esta última com o violão de Laurindo Almeida. Os demais momentos de ação e suspense são puro Jerry Goldsmith e bastante representativos do cinema do período como em The Trap e El Jefe, que até poderia estar na triha de Planeta dos Macacos. A edição expandida da LaLaLand Records traz faixas antes não lançadas, e algumas faixas bônus além de um belo encarte informativo. Entre as faixas bônus há o especial atrativo da versão do tema principal sem o assobio (versão karaokê?) e um divertido demo em arranjo pop/rock.
100 Rifles
Music by Jerry Goldsmith
A bem sucedida experiência musical de Bandolero seria expandida em 100 Rifles (100 Rifles, 1969) faroeste estrelado por Rachel Welch, Burt Reynolds e Jim Brown e bastante citado em seu período. Novamente o tempero mexicano é empregado com eficácia nos metais do vibrante tema principal. Mas em 100 Rifles, a referência mexicana está mais integrada à escrita. Insere-se como elemento constituinte da música, não apenas como efeito exótico. Multitexturizada e variada, repleta de invenções em percussão e dinamismo constante (Burn and Pillage). Goldsmith exibe sua desenvoltura na música viril e tensa para o devido suporte a ação como em Escape and Persuit e Burning the Stronghold. Também como grande arranjador, Goldsmith confere um heróico otimismo ao tema principal em Across the Plains e o transforma em uma estilizada balada mexicana em Lyedecker and Sarita. O período representado pelas duas trilhas (com sua imediata funcionalidade e simpatia) foi uma espécie de fim de ciclo evolutivo para os westerns. Infelizmente a estética orgânica do gênero não encontrou lugar na vitrine tecnológica que se tornou o cinema moderno.





10
American Spaguetti
em
“A trilha de 100 Rifles é uma obra prima no cruzamento de fronteiras. Ela se lança além dos limites e captura tanto a tradição sul americana como o espírito experimental da era moderna”.
- Jeff Bond, no encarte
