top of page
Cape Fear

Music by Bernard Herrmann

 

 

 

 

 

 

Para a refilmagem de Cape Fear (Círculo do Medo, 1962) feita em 1991, o diretor Martin Scorsese encomendou a Elmer Bernstein uma regravação da trilha de Bernard Herrmann para o filme original.

Em um trabalho visivelmente conseqüente da partitura de Psicose, com alternância de passagens altas e baixas de cordas, Herrmann criou em Cape Fear mais um de seus incomparáveis pesadelos sonoros de constante tensão. A regravação de Bernstein não pretendeu acrescentar muito musicalmente, servindo mais como atualização de registro de som. Foram mantidos quase intactos os arranjos e a economia instrumental, que utiliza basicamente um grupo de cordas confinado a um espaço mínimo de movimentação. Um exercício em claustrofobia sonora. Em uma eficiente vitrine de efeitos de suspense merece atenção Frightened Sam (visivelmente consequente de Psicose), com frases climáticas que circulam como animal acuado. O destaque se estende a Kersek Killed e Max. Em outros momentos como Houseboat e The Fight são acrescentados efeitos de percussão e sopros para maior movimentação e conflito de motivos. Curiosamente a expansão psicológica e física que Scorsese acrescentou ao clássico suspense de J. Lee Thompson não precisou de atualização musical: a partitura de Bernard Herrmann continua intacta em sua assustadora eficiência. 

 

"Sua música é notável pela instrumentação única e pelo modo como sublinha a psicologia dos personagens, geralmente criando um estado de transe" - Martin Scorsese

Cape Fear 1962 / 1991

Bernard Herrmann

43 min

MCA Records

Thriller

redux

10

em

Cape Fear - sound clips
00:0000:00
bottom of page