top of page
Henry Mancini

 

 

[1924 – 1994] Possivelmente o compositor que mais teve temas de sucesso popular compondo para cinema. Associando qualidade musical e sucesso de público, Enrico Mancini fez história como um dos mais famosos compositores de cinema americano por seus temas sofisticados e de fácil memorização. O sucesso de Moon River, tema de Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo, 1961), precedeu a febre do mercado por trilhas sonoras associadas a temas musicais de forte apelo popular. Situação que marcaria o cinema em toda a década de 60, e se tornaria característica da obra do compositor.

 

Encorajado à musica pelo pai, Mancini iniciou estudos de flauta na infância e piano, na adolescência. Iniciou carreira profissional como pianista e arranjador para a orquestras de jazz como as de Benny Goodman e Glenn Miller, para mais tarde tentar a sorte nos estúdios da Universal. Lost in Alaska, comédia da dupla Abbott & Costello, seria seu primeiro trabalho para as telas. Ironicamente ele acabaria contratado para os arranjos e adaptações musicais para os filmes The Glenn Miller Story (Música e Lágrimas, 1954) e The Benny Goodman Story (1956). Faria ainda alguns filmes de terror para a Universal, entre eles Tarântula (1956) e as seqüências de Creature From the Black Lagoon (O Monstro da Lagoa Negra, 1955) para depois se consagrar com a série de TV Peter Gunn (1958). O cultuado Touch of Evil (A Marca da Maldade, 1958) de Orson Welles teve especial relevância em um momento em que as trilhas sonoras prescindiam da musica sinfônica e incorporavam o jazz como forma de renovação estilistica. Depois de Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo, 1961), sua lista de sucessos foi notável: Days of Whine and Roses (Vício Maldito, 1962), Charade (Charada, 1963), The Pink Panther (A Pantera Cor de Rosa, 1964), The Great Race (A Corrida do Século, 1965), Two For the Road (Um Caminho Para Dois, 1967), The Party (Um Convidado Bem Trapalhão, 1968). A famosa música do drama Sunflower (Girassóis da Rússia, 1970) praticamente encerrou seu período áureo.

 

Na década seguinte o compositor adaptaria seu estilo de criação às exigências musicais correntes como nas trilhas de The Thief Who Came to Dinner (O Ladrão Que Veio Jantar, 1973), The Return of the Pink Panther (A Volta da Pantera Cor de Rosa, 1974), The Great Waldo Pepper (Quando as Águias se Encontram, 1975) ou Silver Streak (O Expresso de Chicago, 1976) entre tantos outros. A parceria de longos anos com o diretor Blake Edwards (da série A Pantera Cor de Rosa) se estenderia ainda em outros trabalhos como 10 (Mulher Nota Dez, 1979), S.O.B. (S.O.B. 1981) e Victor or Victoria (Vitor ou Vitória, 1982).

bottom of page