
Le Boucher 1969
Pierre Jansen
72 min.
Universal France




Le Boucher
Music by Pierre Jansen
“A música de Jansen leva as imagens de meus filmes a territórios fantásticos” – Claude Chabrol
Praticamente inclassificáveis, os acompanhamentos musicais que Pierre Jansen proporcionou aos filmes de suspense de Claude Chabrol são de uma incomparável personalidade e presença.
A edição da série Ecoutez le Cinema faz uma criteriosa seleção de material composto por Jansen para o cinema francês entre 1961 e 1972. A majestosa música para La Decade Prodigieuse (Dez Dias Fantásticos, 1971) impressiona de imediato com sua elegante grandeza para órgão, piano e orquestra (clima gótico e piano impressionista em uma suíte contínua de 18 minutos). Jansen esbanja versatilidade como nas árias e valsas de Landru, na música monocromática (quarteto de cordas com clara influência de Bartok) em L’Oeil Du Malin, na claustrofobia sonora de Que La Bete Meure (1969, variações temáticas sobre ostinato rítmico), ou o “suspense lírico” na dramaticidade das cordas de Juste Avant La Nuit (1971).
“Para mim, música para filmes não deve evocar uma emoção única e especifica, ela deve acrescentar algo mais, deve ter um estado adicional” – C. Chabrol
“Algo mais” é exatamente o que tem a música de Le Boucher (O Açougueiro, 1969), o trabalho mais radical de Jansen, ao menos nesta coletânea. Com sua atmosfera quase macabra e mistura incomum de comentário camerístico a frases de baixo elétrico e efeitos (cravo, marimba, piano preparado), Le Boucher cria uma ambiência sonora sem paralelos. Musicalmente foi precursora do que fariam Ennio Morricone e outros compositores nos thrillers italianos da década seguinte. Um dos lançamentos mais importantes da série Ecoutez Le Cinema.
10
em
Vanguarda Eletroacustico