top of page
Una Magnum Special
Per Tony Saita

Music by Armando Trovaioli

 

 

 

 

Em um momento em que os filmes policiais estavam em alta Una Magnum Special Per Tony Saita (1973) foi uma mediana produção italiana na linha do detetive durão e implacável.

Com roteiros medianamente elaborados e narrativas convencionais, os filmes policiais tinham como apoio essencial um protagonista de presença cênica considerável. Gene Hackman, Steve McQueen, Clint Eastwood, Roy Scheider, deram conta da encomenda quando foram requisitados. O que pesa mais negativamente em Una Magnum Special é justamente Stuart Whitman como o protagonista, visivelmente tentando fazer a linha Dirty Harry de Siegel/Eastwood. O segundo pilar de sustentação nas produções do gênero foram as trilhas sonoras e aqui ao menos a trilha musical de Armando Trovaioli se destaca como uma das qualidades da produção. A trilha é consequência direta de sua música para La Mala Ordina (1972), um clássico dos euro-policiais. O conteúdo melódico é quase o mesmo, mas o que havia de pesadíssimo no instrumental de La Mala Ordina (uma das melhores no gênero) aqui está atenuado. Composta praticamente por dois temas principais, Trovaioli alterna suas dinâmicas rítmicas para a fluência sonora. Motivos alternativos aparecem inseridos para efeito climático entre os temas principais. A base musical é o jazz como seria de se esperar pelo gênero e pela época, mas o compositor escapa à obviedade evitando a soul music, e se orienta pela tradição do jazz. Expande e agiliza essa linguagem com breaks e ritmos mais fortes como no ótimo tema principal Tony´s Magnum. O máximo que o compositor insere de referência pop são ocasionais sintetizadores e as guitarras com pedais Cry Baby como em Tony´s Back. O tema romântico, Louise, empresta algo de Streetcar Named Desire e recebe uma bela versão para saxofone em Weird Phone Call. A faixa Identikit é um dos pontos altos com seu reflexivo clima psicodélico e frases de sintetizador.

É um caso curioso de trilha mais interessante do que o próprio filme a que se destinou. Como Blacula ou Satan in High Hells, Una Magnum Special Per Tony Saita é evidência de que existem mais trilhas sonoras boas do que filmes bons.

Magnum Special - sound clips
00:0000:00

Una Magnum Special

Per Tony Saita  1973

Armando Trovaioli

36 min.

Beat Records

Jazz retrô

10

em

bottom of page