Day of the Dead
Music by John Harrison
Edição dupla com a música do compositor John Harrison para Day of the Dead (Dia dos Mortos, 1985) a terceira parte da saga de George Romero iniciada em 1968. Day of the Dead foi certamente o momento mais marcante do compositor, parceiro de Romero em outras ocasiões.
Para esta terceira parte da trilogia dos mortos-vivos a música é totalmente executada via eletrônica e muito característica do período. Day of the Dead é inevitavelmente destacável como cult por sua posição na famosa saga e por seu sucesso nos tempos do home vídeo. A trilha explora as possibilidades da eletrônica com sua multiplicidade de meios em criação de percussão, modulações de onda, distorções e supressão de amplitude das emissões sonoras. O resultado é opressivo. Romero a defende como sendo ainda melhor e mais participativa da ação do que a trilha anterior, Dawn of Dead, feita pelo grupo Goblin. Harrison explora o máximo dos recursos eletrônicos como em repiques sintéticos, passagens abstratas em Logan´s Madness, e vai da obviedade rítmica nos techno-ostinatos de Miguel Biten e Shoot That Woman a passagens melodicamente depressivas como Sarah Brakes Down e Sarah Dopes Miguel. Mas inclui humor e passagens mais agradáveis como na delicadeza de Logan Teaching Bub. O hipnótico riff circulatório de Sarah Hallucinates é o motivo mais facilmente reconhecível da trilha. Em sua obstinação sintética Day of the Dead inclui o melhor e o pior da techno-music que tanto caracterizou o período.
Algumas passagens causam um curioso deslocamento como no estranho conforto Walk to the Ritz e sua versão de encerramento em On the Beach. O destaque principal é da antológica sequencia musical da abertura (Main Title) que consegue sugerir claustrofobia com seus motivos rítmicos repetitivos, mas não cansa a audição por sua construção progressiva e a sucessão de efeitos.
O segundo CD traz a edição da trilha como esteve disponível anteriormente em vinil. Os temas principais foram rearranjados em forma de suíte contínua (The Dead Suite) e traz ainda as versões do tema principal em versão techo-rock (com o grupo Modern Man) e a balada The World Inside Your Eyes, que encerra o filme depois de On the Beach. Enfim, uma primorosa e completíssima edição do selo LaLaLand Records.





10
Claustrofobia
Techno
Anos 80
em
“Acho que é uma das melhores trilhas que já ouvi. Ouço no carro enquanto estou dirigindo. Para mim é Easy Listening”. - George Romero