top of page
La Tarantola Dal Ventre Nero
Il Diavolo Nel Cervello
Music by Ennio Morricone

 

 

 

Dirigido por Paolo Cavara (de Mondo Cane) La Tarantola Dal Ventre Nero (O Ventre Negro da Tarântula, 1971) ocupa lugar como um dos bons filmes de suspense de seu tempo. Mais consistente do que a média apelativa de muitos giallos.

Também foi um destaque na filmografia de Ennio Morricone no gênero. Intrincada e dissonante, a trilha faz do contraste timbrístico dos instrumentos a dispersão necessária à atmosfera de ameaça. O tema título (La Tarantula dal Ventre Nero) é um outro mundo musical, principalmente se ouvido destacado da película. Óbvio considera-lo “musica de suspense”, mas as experiências sonoras o aproximam da música de vanguarda com sua variedade de emissões sonoras anticonvencionais. Assim como todos os outros trechos climáticos. Alguns títulos já definem o clima como, por exemplo, Lugubre (dispersão de cordas e notas de piano ocasionais) ou Buio Psichedelico (antimúsica com cravo, modulações eletrônicas e piano aleatório). Como regra no gênero – regra ditada pelo próprio Morricone nos filmes de Dario Argento – a trilha reserva momentos musicalmente seguros no romantismo de Coiffeur Pour Dammes com sua sensualidade e vocais femininos (da sempre maravilhosa Edda Dell´Orso). L´Abbracio Caldo Della Tarantola é o tema romântico principal para o investigador Tellini (Giancarlo Gianini em um raro papel fora das comédias) e sua esposa Ana (Stefania Sandrelli). 

Menos movimentada do que La Tarantola, a trilha de Il Diavolo Nel Cervello (O Cérebro do Mal) teve grande função no curioso suspense de Sergio Sollima – uma espécie de Rashomon do suspense. O contraste temático (tonal versus atonal) também é caracterizador aqui e a repetição musical funciona como confinamento emocional. Entre as construções quase abstratas, a citação em piano de Pour Elise de Beethoven é frequente. O tema em piano refere o pequeno Rick (Renato Cestié), personagem chave na trama de intriga e mentiras vividas na família de uma baronesa. E novamente um belo tema principal (mais uma vez com a voz de Edda Dell´Orso) antagoniza as atmosferas de suspense. La Ragione Il Cuore, L´Amore está entre as mais belas criações melódicas do maestro, consideração que parece redundante em sua produção do período. Mas de fato o tema rivaliza com outros bons momentos do compositor como La Califfa ou O Passaro das Plumas de Cristal

Tarantola Dal Ventre Nero - clips
00:0000:00

La Tarantola Dal Ventre Nero   1971

Ennio Morricone

59 min.

Digitmovies

10

Vanguarda

em

Diavolo Nel Cervello - clips
00:0000:00

Il Diavolo Nel Cervello   1972

Ennio Morricone

58 min.

GDM Music

bottom of page