Teorema
Music by Ennio Morricone
Contrastando extremos entre atonalidade e baladas pop as três seleções de Ennio Morricone editadas neste CD incluem temas de Teorema (1968), Vergogna Schifosi (1969) e La Stagione Dei Sensi (1969).
Teorema de Pier Paolo Pasolini é o mais conhecido dos três filmes, seus temas são habituais das propostas desbravadoras que tanto valor tiveram na época. Os temas Teorema e Frammenti são pura atonalidade. Da mesma forma que a presença do visitante (Terence Stamp) desequilibra a família, Morricone desestrutura a música que nunca se define nem melodicamente nem climaticamente. Os temas são entidades musicais desconhecidas. Não ameaçam nem confortam, apenas soam, misteriosas e indefiníveis. Em contraste total Fruscio Di Foglie Verdi e Beat 3 são faixas de música pop típicas dos anos 60 e L´Ultima Corrida, com seu trompete mariachi, poderia ter saído de algum faroeste do período.
Mais melódica e orientada à musica pop, a trilha de La Stagione Dei Sensi inclui referência ao rock nos temas Gloria e Tell Me Tell Me e um pouco de bossa nova em Una Voce Allo Spechio. Os destaques são da sensualidade totalmente retrô de Sospendi Il Tempo e a abstração para trompete e órgão em Dinamica Per 5/1. A valsinha para cordas In Tre Quarti completa um painel de multi referências que só poderia ter sido concebido nesse período e no cinema europeu então no auge do cinema de contestação e do experimentalismo renovador.
A variedade segue em Vergogna Schifosi, também de orientação ao pop e humor. O tema principal (Girotondo) é quase uma canção de roda de sabor infantil. Algumas emissões vocais beiram o experimentalismo (como nos faroestes e filmes suspense). O destaque maior é da ampla beleza ondulante de Un Altro Mare. A presença da excepcional Edda Dell´Orso nas vocalizações destaca Vergogna Schifosi como item de especial interesse aos apreciadores dos trabalhos de Morricone.

Teorema 1968
Ennio Morricone
65 min
Fin De Siecle Media
Diversidade
10
em