top of page
I Want To Live

Music by Johnny Mandel

 

 

 

 

 

 

Premiado drama que teve destacada atuação de Susan Hayward, I Want To Live (Quero Viver) também marcou sua época por uma trilha sonora exemplar. I Want To Live formou junto a The Man With the Golden Arm e A Streetcar Named Desire a santíssima trindade das trilhas de jazz no cinema em sua primeira geração. 

Composta por Johnny Mandel em 1958, e contando com instrumentistas do West Coast Jazz (entre eles Shelly Mane, Gerry Mulligan e Art Farmer) é um trabalho notável pela expansão da linguagem do jazz para efeito dramático e narrativo. Mas enquanto Streetcar estava ainda conectada à tradição sinfônica e The Man With Golden Arm era jazz mais visceral, I Want To Live amarrou as duas possibilidades em uma proposta invadora como trilha de cinema. O arsenal de percussão tem especial função como na determinação de Nightmare Sequence e Stakeout, esta última um dos destaques da trilha com seu clima de tensão constante beirando o experimental. Também são notáveis as variações que Mandel cria sobre tema principal fazendo-o soar tenso ou despreocupado ou apreensivo, característica até então reservada as trilhas sinfônicas. A estilização de Letter Wrighting Sequence está adiante de seu tempo, aponta para um formato ainda não explorado no jazz enquanto que San Diego Party é puro west coast. Considerando o grupo instrumental reduzido, é impressionante notar as variações dramáticas conseguidas pela trilha como o andamento fúnebre de Gas Chamber Unveiling, ou na desolação emocional de The Last Mile. Sopros de emissões mais graves como clarinete-baixo, ou trompete-baixo, foram amplamente empregados e em Death Scene até um pícolo em registros mais baixos é ouvido.

Marcando não apenas um grande avanço no uso do jazz como trilha sonora, o trabalho ainda revelou insuspeitadas possibilidades criativas para o gênero. Dessa forma, a trilha de I Want To Live tem importância tanto na história do jazz quanto na história do cinema. A edição em CD traz material não disponível anteriormente em vinil e inclui as gravações do Gerry Mulligan Jazz Combo originalmente lançadas em álbum separado. O grupo de Mulligan também aparece no filme em cenas de bar nas sequencias iniciais. 

I Want To Live  1958

Johnny Mandel

59 min

Rykodisc

Jazz

Inovação

10

em

I Want To Live - sound clips
00:0000:00
bottom of page