top of page
Jerry Fielding

 

[1922 - 1980]

Enquadramento de abertura. A face carrancuda invade o céu aberto ao som de glissandos de cordas reverberantes em The Mechanic (Assassino a Preço Fixo, 1972). A música é alarmante. Uma advertência sonora. O céu azul é familiar, mas a musica remete imediatamente a uma dimensão outra, incômoda, desestabilizada, contrária, ameaçadora. A carranca é de Charles Bronson e a música de Jerry Fielding. E durante os 15 primeiros minutos de The Mechanic é a trilha de Fielding que nos conduz e deixa claro o ambiente de expectativa e suspense que caracterizam o filme.

Quando montei o pod para a página de The Mechanic, o player de áudio acusou “artista desconhecido”! Triste ironia. Por muitos anos negligenciada pelo mercado de edições de trilhas sonoras, tanto em vinil quanto em CD, a obra de Jerry Fielding finalmente tem recebido a merecida atenção em reedições primorosas em CD dos selos Intrada, LaLa Land e Film Score Monthly.

 

Jerry Fielding foi possivelmente o talento mais radical que esteve a serviço do cinema moderno. Iniciou carreira compondo e arranjando para bandas de jazz (Tommy Dorsey e Kay Kyser) na década de 40. Teve seu nome denunciado a Lista Negra de Hollywood na época do McCartismo, e isso o manteve afastado do mercado por vários anos.

Nos anos 60, compôs música para as séries de TV Hogan’s Heroes (Guerra Sombra e Água Fresca), Star Trek (Jornada nas Estrelas) e Bewitched (A Feiticeira). Seu trabalho se caracterizou pela busca do incomum como os repiques militares em Johnny Got His Gun (Johnny Vai à Guerra, 1971) e The Wild Bunch (Meu Ódio Será Sua Herança, 1969) que soam assustadores e não heroicos, ou o vazio emocional de The Gambler (O Jogador, 1974).

 

Estreou no cinema em 1962 com o drama Advise & Consent (Tempestade Sobre Washington, 1962), de Otto Preminger. Mas foi só na parceria com o diretor Sam Peckinpah em The Wild Bunch que teve seu nome destacado no mercado. A bem sucedida parceria se estendeu naturalmente a outros filmes. Frequentemente tensa e dissonante, a música de Fielding contribuiu muito para a obra violenta de Peckinpah em outros grandes momentos como Straw Dogs (Sob o Domínio do Medo, 1971), no qual a música se insinua nas entrelinhas de forma incômoda, como uma cólica musical. Se o filme pesa em sua violência estética, climática e fotográfica, a música de Fielding diz que coisas ainda piores acontecem em nível psicológico.

Mais adiante diretor e músico fariam Junior Bonner (8 Segundos de Perigo, 1972), Bring Me the Head of Alfredo Garcia (Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia, 1974) e Killer Elite (Elite de Assassinos, 1975).

Michael Winner também foi um parceiro importante ao requisitar com frequência a música de Fielding. Além do citado The Mechanic, constam na parceria com Winner, Lawman (Mato em Nome da Lei, 1971), Chato’s Land (Vingador Impiedoso, 1972), Scorpio (1973) e The Nightcomers (Os Que Chegam Com a Noite, 1972), um trabalho que mesclou climas de suspense a música vitoriana.

Mesmo estigmatizado pelos filmes de suspense e policiais, Fielding tem honrosas adições em sua carreira como a trilha para a ficção científica Demon Seed, e a surpreendente e bem humorada trilha para The Super Cops.

Alguns trabalhos feitos para Clint Eastwood acentuaram a influência do jazz como em The Enforcer (Sem Medo da Morte, 1976) e The Gauntlet (Rota Suicida, 1977), além de Outlaw Josey Wales (Josey Wales, o Fora da Lei, 1976) um dos grandes westerns do compositor.

 

Seria curioso imaginar sua música em outros filmes de seus habituais parceiros/diretores. Death Wish, por exemplo, talvez tivesse sido muito mais dramático e extenuante do que com a música de Herbie Hancock. The Getaway certamente seria menos “pop” do que com a virtude jazzística de Quincy Jones.

A importância do trabalho de Jerry Fielding e seu significado na evolução das trilhas sonoras parecem ainda não ter sido justamente considerados. A condução da linguagem jazzística para uma elaboração quase sinfônica teve em sua música um dos pontos mais altos de criação no cinema, mas que, apesar de evidentemente apontar para novos caminhos, mostrou-se um beco sem saída pela falta de seguidores do mesmo nível.

bottom of page