The Mephisto Waltz
The Other
Music by Jerry Goldsmith
Na carreira de Jerry Goldsmith, trilhas de filmes de terror ocupam lugar respeitável. Poltergeist e A Profecia são seus imediatos destaques, mas Mephisto Waltz merece atenção como um dos melhores momentos climáticos do compositor.
A citação a Mephisto Waltz de Lizst é óbvia, é o tema que Duncan (Curt Jurgens) executa ao piano na cena inicial, mas a trilha prefere as cordas, especialmente o violino, como elemento sonoro principal. A tradição “diabólica” ligada ao violino (cigano, paganiniano) é recorrente na trilha como sugestão do mal. E a trilha vai mais longe ao abrir espaço para o desconhecido, via eletrônica e dissonâncias (muito claro no tema inicial). Mesmo os efeitos fáceis de surpresa (em A New Miles) são musicalmente elaborados e os fraseados de violino configuram uma “presença” paralela que assombra toda a trilha. Agrupamentos sonoros de sucedem em blocos isolados, discordantes. Raramente a música permite reconhecimento tradicional por linhas melódicas ou escalas. Citando ocasionalmente Lizt, Dies Irae e até o stinger de Psicose, Mephisto Waltz tem na “valsa distorcida” de The Last Victim um de seus pontos altos. A trilha pode ser citada superficialmente como música climática, mas na obra do compositor ocupa um lugar bastante interessante como exploração de repertório próprio.
Acompanha a edição da Varese Sarabande uma suíte (22 minutos) com a música de The Other (A Inocente Face do Terror), excelente suspense dirigido por Robert Mulligan logo após o sucesso de Summer of 42. É uma composição jovial e de linhas amplas, adequado ao ambiente campestre em que se passa o filme. Predominam cordas em trechos delicados e introspectivos. Um exercício em sutileza que evolui da atmosfera ensolarada para os climas sombrios do encerramento.

Mephisto Waltz 1971
The Other 1972
Jerry Goldsmith
56 min.
Varese Sarabande
10
Cult
em



