Bullit
Music by Lalo Schifrin
Será possível ter havido uma corrida artística entre Lalo Schifrin e Quincy Jones no referente às trilhas para cinema nos anos 60?
A evolução em qualidade e quantidade na produção de ambos é notável entre 1964
e 1972.
Isso provavelmente nunca ocorreu de fato e só este redator deve ter percebido (imaginado) essa possível competição artística. O fato é que a cada trilha inovativa de um, o outro avançava um passo adiante. Schifrin em Les Felins fez o jazz explosivo e sensual para o suspense de Rene Clement. Jones fez Pawnbroker, dramático e expressivo. Então Schifrin fez Bullit, elegante e viril. Shifting Gears! Mas aí Jones veio com They Call Me Mr Tibbs, pulsante, pleno, prevendo e impulsionando a blaxploitation. Mas Schifrin fez Dirty Harry, mordendo com raiva! E Jones fez Os Implacaveis, subvertendo os modelos! Enfim...
Bullit foi um trabalho que marcou profundamente o gênero policial devido ao uso do jazz em estilização inovadora para ressaltar tensão de forma quase explosiva, que tanto beneficiou o filme (e o gênero). A faixa Shifting Gears é notável nesse efeito com suas frases circulares e ritmo crescente como um motor em aceleração. Foi esse tema que serviu de prelúdio à célebre seqüência de perseguição automobilística pelas ladeiras de São Francisco. A influência da trilha foi determinante como se viu em muitos trabalhos feitos no cinema policial posteriormente, e inclusive no trabalho do próprio compositor. O tema principal é um verdadeiro standart do jazz no cinema tendo recebido regravações diversas. Sua tensão claustrofóbica, que dispensava maiores virtuosismos de escrita – com variações ou fugas como na tradição orquestral – foi definidora de um novo padrão para filmes de ação. A trilha se completa com temas de jazz mais comportados como Cantata For Combo e Room 26 além das românticas The Aftermath of Love e The First Snow Fall, para sequências de source music, ouvidas em restaurantes e hotéis. Bullit foi um capítulo bastante importante nas trilhas de jazz e do cinema policial.

Cine Jazz
10
em