Spartacus
Music by Alex North
Considerando que a década de 60 caracterizou-se por trilhas sonoras mais voltadas à música pop, em uma nova etapa histórica da música no cinema, a trilha de Alex North para Spartacus (1960) pode ser considerada como um fim de ciclo para a tradição sinfônica nos filmes.
Mas Spartacus não está nessa posição unicamente pela data, sua música realmente avançou em significado expressivo, dando continuidade ao que haviam feito Max Steiner e Bernard Herrmann em sua respectivas épocas. Com Spartacus (1960), Alex North conseguiu a notável proeza de injetar sutileza e profundidade psicológica no gênero que mais primava pela superficialidade: o espetáculo épico. O estrondoso tema inicial (Main Title) dá o tom bárbaro sem heroísmo. Na intrincada escrita instrumental desse tema já se percebe que a trilha não pretendeu o convencional. O grupo instrumental selecionado pelo compositor incluiu exotismos como a kythara (uma lira romana), sousafone (semelhante a tuba e mais potente), dulcimer e Ondioline (precursor do Moog e do Sintetizador), instrumento eletrônico produzido na França capaz de gerar e modelar ondas sonoras podendo imitar outros sons. O diferencial instrumental é bem evidentes nos interlúdios musicais como Beside the Pool ou Oysters and Snails.
E a música exibe o toque do compositor de acordo com a necessidade de cada momento e a evolução do drama: A faixa Gladiators Fight To the Death (para a cena de luta entre Kirk Douglas e Woode Stroode na arena), funciona esplendidamente como uma suíte de efeitos de percussão sem centro musical definido. Spartacus Love Theme é um dos mais belos temas românticos do cinema, daqueles que preenchia a sala de exibição e entorpecia os sentidos da platéia com o melhor que o cinema teve em seu efeito arrebatador. Homeward Bound é esperançosa e otimista, Hopeful Preparations é carregada de heroísmo, Prelude to Battle se mostra apreensiva e tensa, enquanto que Goodbye My Life, My Love encerra a aventura reutilizando o Love Theme em clima de resignada tragédia. Engrandecendo uma das melhores produções épicas jamais filmadas, a trilha de Spartacus tem mais de um sentido quando se fala em “espetáculo histórico”.

Spartacus 1960
Alex North
40 min.
MCA
Expressão bárbara
10
em